quarta-feira, 30 de março de 2011

Fukushima é logo ali

A enorme tragédia que atingiu o Japão reacende a polêmica em torno da energia nuclear. Não sei o que você pensa sobre essa fonte de energia, mas eu particularmente me oponho. Vamos combinar que esse papo de nuclear cheira a mofo e lamentavelmente ainda não saiu de cena. Tristes páginas da nossa história ocorridas em Hiroshima, Nagasaki e Chernobyl deveriam ter sido viradas junto com o que teve de pior no século passado. No entanto, graças aos resistentes militarismos nacionais e aos modelos de desenvolvimento antiquados é que esses frankensteins continuam circulando.

É incrível como a indústria nuclear mobiliza incontáveis recursos para tentar nos convencer que é uma alternativa limpa, barata e necessária de geração de energia, mas não podemos esquecer que a falta de segurança técnica, falta de destinação adequada para rejeitos e de medidas de retirada de populações em caso de acidentes são graves. O governo brasileiro anunciou que pretende terminar a construção da usina nuclear Angra 3. É isso mesmo, nossa Fukushima é logo ali. E é uma pena porque Angra deveria ser conhecida apenas por suas belezas naturais.

Um comentário:

  1. concordo Robson, acho que o nosso modelo de sociedade deveria ser a de Avatar, mais integrada com a natureza e uns com os outros. Mas parece que o ser humano ainda tem aquela ideia dos Jetsons e Jornada nas estrelas como modelo de sociedade desenvolvida...

    ResponderExcluir